O mais importante de tudo é, nunca deixe de buscar os seus direitos, porque a omissão faz com que atitudes equivocadas continuem sempre a acontecer! Para entrar na justiça é preciso encontrar um(a) advogado(a) e agendar uma consulta com ele(a), pois ele(a) poderá te dar instruções completas sobre sua causa, mas há algumas informações que pode tornar mais efetiva sua consulta, como por exemplo, quais documentos são necessários para o advogado conseguir iniciar e identificar seu processo.

Quando você vai se consultar com um advogado é importante já estar portando, pelo menos seu Documento de Identificação e um Comprovante de endereço atualizado, preferencialmente em seu nome. Isto porque, ao aceitar atuar em sua causa, o advogado precisará criar alguns documentos que deverão ser assinados por você, são eles: a Procuração, que serve para outorgar (conceder) poderes especiais para o advogado entrar com o processo, a Declaração de Hipossuficiência, que é um documento que isenta o pagamento de custas judiciais (este documento é opcional, pois há pessoas que não se encaixam neste perfil) e por último o Contrato, este último é o que regula e determina a relação com o advogado.

Além dos documentos de identificação, é sempre bom já ir munido com os documentos relativos ao seu caso, por exemplo, se o seu problema é relativo a um acidente de trânsito, é importante levar fotos do acidente, boletim de ocorrência, extrato de atendimento, outro exemplo, se o seu problema é relativo a uma cobrança indevida em sua fatura de telefone, já leve a fatura em que ocorreu a cobrança indevida, se tiver o contrato leve o contrato.

Após isto, o(a) advogado(a) informará sobre a possibilidade jurídica do pedido, isso significa que nem todos os nossos problemas devem ser resolvidos pelo judiciário, podendo então ser apresentadas outras formas de resolver o problema, como por exemplo, uma mediação, uma conciliação, uma arbitragem ou até mesmo uma conversa entre as partes.

Na hipótese, de que o pedido seja juridicamente possível poderá o(a) advogado(a) requerer outros e até novos documentos, já que um processo precisa ser bem construído para garantir o seu direito. Dentre esses documentos, você pode ser requerido a ir ao PROCON, uma vez que neste órgão você pode tanto encontrar a solução, quanto também criar ainda mais provas para demonstrar o seu direito no processo.

Após seguir estas informações, você já estará bem preparado para consultar com um advogado e obter as respostas para o seu caso. Em breve haverá uma seção com advogados aqui em nosso site, fique atento(a). Além disso, faça já o cadastro e envie suas dúvidas para o Buscando Justiça e seja atendido pelo advogados cadastros aqui que esteja mais próximos de você.